terça-feira, 28 de março de 2017

Dicas para reduzir a ansiedade


Ansiedade é um estado emocional que atravessamos em diversos momentos de nossa vida, seja quando estamos preocupados ou com um medo intenso sobre algo que pode ou não acontecer, ou quando nos sentimos muito entusiasmados com o que desejamos que aconteça.

Pode ocorrer em conjunto com outros sentimentos, como estresse, nervosismo, angústia e tensão. Geralmente está relacionado com algo que ainda não aconteceu, que gostaríamos de controlar ou nos certificar que aconteça como esperado, o que nos faz sentir inseguros, preocupados ou até desesperados no momento presente.


1. Perceba seus sentimentos


A ansiedade pode surgir quando não conseguimos perceber bem o que estamos sentindo, por vezes confundimos a ansiedade com raiva, estresse, angústia, expectativa e outros sentimentos. Quando percebemos nossos sentimentos compreendemos melhor o que realmente estamos atravessando e podemos fazer algo com relação, perceber é um passo para fazer algo! Procure perceber como está se sentindo, tente perceber em que momento começou sentir ansiedade, aconteceu algo que o fez sentir assim? como foi que aconteceu? como você se sentiu no momento?

2. Expresse seus sentimentos


Expressar nossos sentimentos é um processo que gera alívio e rápida redução da ansiedade. Quando comunicamos o que sentimos, colocamos para fora o que nos exerce pressão dentro, logo nos sentimos mais leves e tranquilos. Há várias maneiras para expressar o que sentimos, podemos anotar o que estamos sentindo num caderno, pegar tinta ou lápis coloridos e fazer um desenho, cantar uma música que gostamos ou tocar um instrumento musical sem nos preocupar com tom e convenções, enfim, encontre um meio que se sinta a vontade para se expressar!

3. Faça uma coisa por vez


Se estiver com muitas ideias e atividades para fazer, tente se acalmar e se dedicar a uma delas por vez. Quando nos preocupamos com muitas coisas, dificilmente encontramos meios para lidar com todas elas. Se dermos atenção a cada uma por vez, poderemos ir resolvendo aos poucos, em pouco tempo tudo estará mais tranquilo! Um jeito fácil é anotar num papel tudo o que está pensando em fazer ou precisa resolver e organizar por prioridades, ir resolvendo o que é mais necessário primeiro e deixar os outros itens para depois.

4. Aprecie o momento presente


Procure se focar no momento presente, perceba o que está vivenciando neste exato momento: onde você está? o que está acontecendo? quais sons você escuta? quais cheiros? há pessoas em seu redor? como elas estão? há uma janela? qual a vista da janela? Cada momento de nossa vida é único e nunca se repete. Se vivemos todo tempo pensando no que pode acontecer, deixamos de aproveitar o que realmente está nos acontecendo, perceba melhor e aproveite seu momento presente!

5. Abandone a ideia de perfeição


Muitas pessoas sofrem por tentar viver uma vida “perfeita” ou “ideal”, tendo como modelo de perfeição a vida de outras pessoas, ou melhor, o lado bom da vida de outras pessoas. Quanto mais tentamos viver uma vida “perfeita”, mais exigimos de nós mesmos e dos outros, nos cobramos e cobramos os outros. Viver é atravessar momentos alegres e satisfatórios, mas também é atravessar momentos tristes e difíceis. A vida acontece justamente no equilíbrio e contraste entre o que desejamos e o que acontece, e nem sempre as coisas acontecem como esperamos que fosse.

6. Tente ser mais flexível


Nem tudo na vida deve ser levado a ferro e fogo, se você lidar de maneira rígida com a vida certamente ficará muito desapontado e irritado quando algo sair dos trilhos... A vida não é uma obrigação a ser seguida à risca, é comum que aconteçam mudanças de planos e desvios, não há como prever tudo o que vai acontecer. Sendo mais flexível, aproveitamos mais a vida e curtimos os acasos, ao invés de nos lamentar por eles!

7. Valorize quem você é


Quando nos preocupamos muito com a opinião dos outros, deixamos de viver a nossa vida para viver o que os outros esperam de nós. Agindo assim, além de nos afastar de nós mesmos ainda ficamos tentando atender uma expectativa alheia, que nem sempre corresponde ao que queremos para nossa vida. Tentar ser o que não somos é um desrespeito para com a pessoa que somos. Só há uma pessoa que sabe o que é melhor para você, e essa pessoa é você mesmo.

8. Não tenha medo de errar


O erro faz parte de nossa aprendizagem e nos torna melhores, como diz o ditado “é caindo da bicicleta que se aprende a andar”, poderia dizer “é errando na vida que se aprende a viver”. Em nossa vida estamos constantemente fazendo escolhas, para fazer boas escolhas precisamos de experiências. São nossas experiências que nos permitem avaliar se uma coisa que fizemos foi boa ou ruim, se devemos prosseguir ou fazer de outra maneira. A ideia de “perfeição” é apenas um ideal, na realidade cada pessoa é uma, tem sentimentos, necessidades e buscas diferentes.

9. Pratique atividades físicas


Praticar atividades físicas auxilia na redução da ansiedade, pois libera endorfina e serotonina que produzem a sensação de bem estar. A atividade física favorece a saúde e a recreação, sua prática regular e orientada reforça a musculatura e o sistema cardiovascular, aperfeiçoa habilidades, estimula o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças, modera o colesterol e previne a obesidade. Você pode fazer caminhada, corrida, pular corda, aeróbica, dança, natação, academia, pedalar, ou praticar esportes como tênis, vôlei, futebol, basquete, entre outros.

10. Dedique um tempo para você


Separe um momento só para si, faça um relaxamento, exercite respirar lentamente, praticar meditação, yoga ou tai chi, também podem colaborar para a redução da ansiedade. A prática do relaxamento e da meditação auxiliam na diminuição da aceleração cardíaca, possibilitando uma respiração mais consciente, proporcionando uma sensação de calma e atenção. Você pode ir para um lugar tranquilo, buscar permanecer numa posição confortável e simplesmente relaxar, deixando de lado as preocupações e os afazeres pois é um tempo para você e sua saúde.

11. Conheça mais sobre si


Procure se conhecer mais profundamente, entenda melhor sua história de vida, reveja suas experiências internas e desenvolva uma melhor percepção sobre seus sentimentos. Você pode refletir sobre o que está vivendo e o que viveu e tomar nota numa caderneta para depois ler, pode tentar perceber melhor como se sente em cada situação e inclusive buscar um serviço de psicoterapia. A psicoterapia é uma das melhores ferramentas para se conhecer e se entender mais profundamente.


Autor: Bruno Carrasco
Bruno Carrasco Psicoterapeuta existencial que valoriza cada pessoa em seu modo de ser singular, promovendo o autoconhecimento e autonomia para lidar com as dificuldades que atravessa, ampliando as possibilidades de ser e escolher sua vida.

Contato

Fale conosco

Endereço:

Jundiaí (SP), Brasil

Atendimento:

Segunda à sexta, das 9 às 17h

WhatsApp:

+55 11 9 6104 9839