domingo, 11 de dezembro de 2016

Sobre a liberdade de ser...


Você se sente livre para fazer suas escolhas ou sente que na maior parte do tempo não escolhe, e acaba fazendo o que se comprometeu ou o que outra pessoa espera que você faça?

O que é ser livre? Se perguntarmos para diversas pessoas, cada uma vai descrever de uma maneira o que significa liberdade para si. Para Jean-Paul Sartre, filósofo existencialista, todos somos livres, pois a liberdade é uma condição humana.

Somos livres para fazer escolhas, a todo momento. Se vamos a um lugar, podemos escolher ir por um caminho ou por outro, inclusive podemos escolher não ir. E por sermos livres para escolher, somos responsáveis pelas consequências de nossas escolhas.

Não há um padrão que defina como cada pessoa deve ser ou agir em sua vida, cada pessoa se faz por meio de suas escolhas.

São as nossas escolhas e experiências que resultam na pessoa que somos. Cada um se torna o que faz de si, do modo como reage às circunstâncias e fatos que vivencia.

Escolher nos possibilita transformar o que somos e o que vamos nos tornar. Quando escolhemos, mudamos os rumos de nossa vida, experimentando novos caminhos e possibilidades.

As escolhas que fazemos podem afetar outras pessoas ou espaços que convivemos, portanto quando escolhemos algo, alteramos a nós mesmos e aos outros também. Por sermos livres para escolher, somos eticamente responsáveis pelas escolhas que fazemos.

Cada escolha nos leva a uma nova possibilidade, onde faremos novamente outras escolhas, e assim sucessivamente. Existir consiste em expressar o que somos, o que nos é interior. Conviver implica em nos relacionar com as pessoas e com suas diferenças.

Quando fazemos nossas próprias escolhas, vivemos o conflito entre que desejamos ser e as condições onde estamos, numa busca constante de nos aproximar do ser que desejamos nos tornar.


Autor: Bruno Carrasco
Bruno Carrasco Psicoterapeuta existencial que valoriza cada pessoa em seu modo de ser singular, promovendo o autoconhecimento e autonomia para lidar com as dificuldades que atravessa, ampliando as possibilidades de ser e escolher sua vida.

Contato

Fale conosco

Endereço:

Jundiaí (SP), Brasil

Atendimento:

Segunda à sexta, das 9 às 17h

WhatsApp:

+55 11 9 6104 9839