quarta-feira, 8 de junho de 2016

Você entende o que digo?


Cada pessoa interpreta o que escuta e vê partindo de si mesma e sua interpretação de um fato ou de uma situação é uma verdade para si.

Quando conversamos com outra pessoa colocamos em palavras o que pensamos ou o que sentimos sobre algo de acordo com as nossas interpretações.

Por mais que estejamos conscientes do que falamos e de como falamos, não há como ter certeza se a pessoa que estamos comunicando compreenderá o que estamos a dizer, pois nossas palavras são interpretadas de acordo com os referenciais do outro.

Quando vemos ou escutamos algo, tiramos uma opinião de acordo com a nossa percepção, nossas experiências de vida, nossos valores culturais, nossos afetos ou desafetos, inclusive como estamos nos sentindo no momento.

Ao fazermos um comentário, transformamos nossas percepções internas em palavras, usando o nosso vocabulário, termos e maneiras de nos expressar, que serão interpretadas pela outra pessoa.

A pessoa que nos escuta interpreta o que dizemos de seu modo particular, de acordo com sua percepção. Nem sempre somos compreendidos quando conversamos com pessoas com diferentes experiências de vida ou diferentes referências culturais, do mesmo modo que nem sempre as compreendemos.

Qualquer pessoa pode ser vista como boa ou má, correta ou equivocada, isso depende do modo como cada um interpreta o que vê ou escuta. A maneira como entendemos as coisas que estão fora de nós tem relação com as experiências que vivemos dentro de nós.

"Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou."
(Jacques Lacan)



Autor: Bruno Carrasco
Bruno Carrasco Psicoterapeuta existencial que valoriza cada pessoa em seu modo de ser singular, promovendo o autoconhecimento e autonomia para lidar com as dificuldades que atravessa, ampliando as possibilidades de ser e escolher sua vida.

Contato

Fale conosco

Endereço:

Jundiaí (SP), Brasil

Atendimento:

Segunda à sexta, das 9 às 17h

WhatsApp:

+55 11 9 6104 9839